História da SEMAGRI

 

 

História
 
SEMAGRI- Semana de Agricultura da UNILAB
 
 
 
 
 
“Nosso objetivo é orientar os participantes quanto às necessidades de diálogo para o estabelecimento de cooperação técnica entre os agricultores, cuja grande maioria conduz pequenas unidades de produção e está excluída do grande negócio agrícola, e a área de Desenvolvimento Rural da UNILAB. Já os estudantes necessitam conhecer e se integrar com as experiências dos agricultores, fornecendo embasamento teórico e técnico para otimizar e melhorar as condições do campo nas cidades do Maciço e do mundo” (Professora Albanise BarbosaMarinho)
 
 
 
“A universidade deve abrir espaço para a comunidade e produzir conhecimento para atender as demandas da sociedade. Não é querer mudar a prática do agricultor, mas fazer a ponte entre a realidade concreta e o pensamento científico, criando uma cumplicidade com a comunidade” (Professor Rodrigo Azevedo).
 
 
 
A primeira SEMAGRI (2010)
 
 
 
 
 
A primeira Semana de Agricultura da UNILAB ocorreu antes da abertura da universidade para estudantes nos dias de 24 a 26 de novembro de 2010. O evento aconteceu no campus de Educação Ambiental e Ecológico da Universidade Estadual do Ceará (UECE), em Pacoti. A Semana constou de minicursos e teve como público-alvo agricultores e a comunidade interessada da região do Maciço de Baturité. Foram ofertados os seguintes minicursos: Agricultura comparada; Adubos alternativos; Agroecologia; Relação solo e ambiente; Poluição e impactos ambientais; boas práticas agrícolas; Plantas medicinais; Sistema de irrigação alternativo e Gestão de bacias hidrográficas.
 
 
 
FONTE: http://blog-unilab.blogspot.com.br/2010/11/i-semana-de-agricultura-da- unilab.html
 
A segunda SEMAGRI (2011)
 
 
 
 
 
 
 
 
 
A segunda Semana de Agricultura foi realizada entre os dias 13 e 15 de dezembro de 2011 no Campus da Liberdade, em Redenção (CE), oferecendo um total de 17 minicursos voltados agora para um público mais abrangente a contar estudantes, professores e toda a comunidade do Maciço de Baturité.
 
 
 
A solenidade de abertura contou com a participação de professores, estudantes, agricultores e autoridades da região do Maciço. Para a mesa foram convidados a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, na época Stela Meneghel; a consultora da pró-reitoria de Graduação, Elza Braga; o coordenador da Área de Desenvolvimento Rural (hoje Instituo de Desenvolvimento Rural-IDR), Rodrigo Azevedo; a coordenadora do curso de Agronomia, Albanise Barbosa Marinho; a professora Andréa Linard; o então secretário de Agricultura de Redenção, Francisco de Assis Castelo Branco de Lima, representando os secretários de Agricultura do Maciço, e o vereador Paulo Marcelo Montenegro Franco, representante da Câmara de Vereadores de Redenção. Segundo a professora Albanise Barbosa Marinho, a II Semana de Agricultura marcou a continuação de um projeto iniciado em 2010, que teve a participação de agricultores de todos os municípios do Maciço de Baturité, mostrando a integração com a comunidade
 
 
 
FONTE:http://www.unilab.edu.br/noticias/2011/12/13/curso-de-agronomia- inicia-ii-semana-da-agricultura/
 
A terceira SEMAGRI (2013)
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
A III Semana de Agricultura da Unilab foi aberta no dia 23 de janeiro com a palestra “Uso e abuso dos agrotóxicos”, proferida pela médica e professora da UFC Raquel Maria Rigotto. Os minicursos iniciaram à tarde e se estenderam pelos dias 24 e 25 de janeiro. A coordenadora do curso de Agronomia da Unilab na época, hoje Pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação Albanise Marinho, explicou que a terceira edição do evento esteve voltada para a oferta de cursos na área ambiental. “A Semana de Agricultura da Unilab é um momento de interação entre a comunidade universitária e toda a sociedade do Maciço. É voltada à formação prática e didática”,diz.
 
FONTE: http://www.unilab.edu.br/noticias/2013/01/08/iii-semana-de-agricultura- da-unilab-sera-de-23-a-25-de-janeiro/
 
 
 
A quarta SEMAGRI (2016) e o I Encontro territorial de Agroecologia do Maciço de Baturité
 


Depois de uma pausa de pouco mais de três anos o Diretório Acadêmico de Agronomia (DAA/UNILAB) e a Federação dos estudantes de agronomia do Brasil- (FEAB/Redenção) em parceria com a UNILAB e o Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR) realizam entre os dias 18 e 22 de julho de 2016 a quarta edição da Semana da Agricultura e em paralelo o I Encontro Territorial de Agroecologia do Maciço de Baturité A fusão dos eventos revelam a adesão da organização ao apelo da sociedade por uma agricultura mais sustentável, socialmente justa e saudável. Desta forma se abrirá neste período as portas da universidade a toda a sociedade e comunidade acadêmica para discutirem juntos os rumos e técnicas da agricultura na região.
 
 
 
A quinta SEMAGRI (2017) e o II Encontro territorial de Agroecologia do Maciço de Baturité.

 
 
 
 
A quinta edição da SEMAGRI objetivou alcançar uma maior participação dos agricultores, integração entre os cursos da UNILAB e comunidade civil do Maciço de Baturité, dentre os demais cursos de agronomia do Nordeste e os demais profissionais da área. Contando com uma temática que abordou atividades ligadas ao dia-a-dia dos produtores rurais, tecnologias sustentáveis para produção e alternativas de fontes de renda diversificada com alcance econômico, social e cultural que englobam não só o meio rural mais interagem com outras áreas ocupacionais e geram elementos para o desenvolvimento da população urbana.


Fontes: 

http://blog-unilab.blogspot.com.br/2010/11/i-semana-de-agricultura-da-unilab.html

http://www.unilab.edu.br/noticias/2011/12/13/curso-de-agronomia-inicia-ii-semana-da-agricultura/

http://www.unilab.edu.br/noticias/2013/01/08/iii-semana-de-agricultura-da-unilab-sera-de-23-a-25-de-janeiro/